domingo, 4 de maio de 2008

Moonshiner ou Viagem Pelo Mundo Rural


Anda o vagão ruidosamente sobre a pista, e os campos de searas estendem-se ao meu lado, dançando com o vento, um mar verde que a terra criou.
E olho para as árvores do meu canto escondido dentro do vagão, e vejo as largas copas onde na Primavera os amantes se vão enconstar, onde na infãncia as crianças vão brincar, e no Outono os homens vão colher os frutos, o ciclo da vida, a tradição numa aldeia, onde as histórias se repetem mas, são sempre diferentes.
Vejo uma igreja rural no topo da colina e ouço o sino badalar assinalando as horas que havia perdido noção, pois no meu caminho para lado nenhum não preciso de tempo para lá chegar.
Quantos Outonos passarão, quantos regressos e quantas partidas nesta pequena aldeia, quantas crianças nascidas, e quantos anciões que perecem? E no entanto o ciclo continua, as vidas, os corações e os sorrisos, um ciclo cnstante, uma balada nostálgica e contínua que ressoa nos alicerces da vila.
Deixo os meus pés na ponta do vagão para sentir o vento a cruzar-me e olho para as estrelas que me velam durante o sono. Muitos anos irão passar, muitas histórias e desventuras, amroes e perdas, e elas vão lá continuar, testemunhas da minha vida, testemunhas do que eu fui.
Irão ver-me crescer, largar-me à estrada, apaixonar-me, ter uma família, abraçar o meu primeiro filho nos braços e beijar-lhe o cabelo, irão ver-me a mim eterno viajante (nem que seja da mente) a envelhecer ao lado da mais bela mulher, que o tempo vai envelehcendo mas, a paixão nunca decrescendo, irão ver os meus netos, e serão a constante da minha vida, o meu diário.
E quando morrer, quando o último suspiro sair de mim, e quando o quente lençol da morte me envolver, elas vão continuar lá, a testemunhar a vida de todos depois de mim, e no entanto onde estarei eu? Sou demasiado inquieto para o solo debaixo de mim. Estarei a subir as estrelas, um caminho igual a todos na minha vida, e não estarei triste, estarei apaixonado, pois todos os que perdi vão lá estar, todas as histórias e memórias, todas neste céu estrelado.

Nenhum comentário: