terça-feira, 25 de novembro de 2008

Late Night Tales

Ressoa a harmónica e o teclado groove, enquanto aplico tinta neste papel e é nesse momento que o Jazz se liga a mim, o ritmo primitivo encontra direcção, e à minha volta cedem as paredes e surgem as memórias de Mr. Swahili.
Sua postura descontraída mirando a água iluminada, os olhos fortes penetrando da penumbra e fixando-se em mim, e no meu companheiro de viagem, a sua voz acerca-se de nossos ouvidos.
Erguendo-se, vêem-se na sua cara a real história da terra, a terra a que chama de lar, pois ao contrário de mim, sabe quem é, mesmo que nunca tenha procurado saber.
Na sua boca dançam as palavras dificilmente traduzíveis para dialectos que eu percebo, e inicia-se uma história.
Nascem as memórias que nunca tive, e por momentos sinto que realmente agarrei o sentimento, entrei nessa época, senti em mim os sentimentos de sofrimento dos seus antepassados, as coleiras de metal raspando a pele em carne, o sol queimando os ombros, sinto crescer em mim o orgulho das suas conquistas, através do sangue, lágrimas e esforço de milhares, no caminho que percorreram.
A viagem ao novo mundo, as correntes do coração queimam mais que as de ferro, a saudade que aperta um coração que pertence a outra terra.
E é nestas palavras embalado que desejo ser diferente dos meus próprios antepassados, quero fazer parte apenas deste mundo, um mundo pobre mas, real.
No entanto, sinto-me separado por uma muralha, a de desconhecido, esteriotipizado turista, mas não me deixo afectar pois desejo conhecer as histórias deste povo, as canções e as suas memórias, quero receber nas minhas mãos desejosas, a herança desta terra e criar em mim uma ponte a este mundo.
Pois ao longo deste meu caminho de erros e delitos, queimei pontes com partes do passado e isolei-me numa ilha seca, a sua areia de cinzas, isolei-me de quem fui.
Quero preservar esta memória, quero captar quem sou neste momento, e fazer disso pendente, que me reflicta assim no espelho, e me lembre de que agora sou uma pessoa melhor.
Espero que a melodia desta noite que perdura em mim, não acabe.

Nenhum comentário: